Subassuntos Processo Digital TI

Nesta página estão disponíveis os subassuntos de Processo Digital disponibilizados pelo Departamento de TI da Secretaria de Administração, junto com algumas orientações de utilização e também finalidades.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12066 - INCLUSÃO/ALTERAÇÃO RAMAL

Comunicar alguma mudança de Ramal em determinado Setor para atualização na página de Ramais no Portal Interno.

  • O(a) servidor(a) receptor do pedido deve estar cadastrado no Cadastro Único do Município, devendo informar o mesmo como requerente do pedido (em "Requerentes", deve estar no campo "Requerente); Caso não esteja cadastrado, deve-se solicitar o cadastro junto ao Setor de Protocolo do Município através do Ramal 8830.
  • Informar dados do servidor como Nome e CPF, além do número de Ramal e Setor onde estão vinculados.
Até 2 dias úteis a partir da abertura do pedido.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12083 - SOLICITAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO NO SITE

Este processo possui tutorial de criação do pedido - Acesse a página de tutoriais para assistir.
Inserir documento referente à Transferências Voluntárias ou Chamamento Público no site do município, na página específica para tal.

  • Deve-se preencher o que pede-se na "Descrição da Solicitação", informando qual é a página onde deve ser inserido o arquivo, no caso de ser um Chamamento Público, deve-se informar também qual é a secretaria do mesmo, além de informar a partir de que dia que o edital deve estar disponível.
  • Também vale informar que, deve-se considerar o prazo de execução do pedido de até 1 dia útil - a data de publicação não deve ser distante mais que 5 dias úteis da abertura do pedido.
Até 1 dia útil a partir da abertura do pedido - Excetuando-se o caso de data de publicação do edital for mais ampla do que um dia útil.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12084 - SOLICITAÇÃO DE CRIAÇÃO DE USUÁRIO - SISTEMA NOVOSGA

Solicitar criação de usuário no sistema NovoSGA de gerenciamento de atendimento (Emissão e chamamento de senhas de atendimento).

  • O(a) servidor(a) receptor do pedido deve estar cadastrado no Cadastro Único do Município, devendo informar o mesmo como requerente do pedido (em "Requerentes", deve estar no campo "Requerente); Caso não esteja cadastrado, deve-se solicitar o cadastro junto ao Setor de Protocolo do Município através do Ramal 8830.
  • Na aba "Dados Adicionais", deve-se informar o endereço de e-mail do(a) servidor(a) que receberá as permissões, além de qual Secretaria que deve estar vinculado, com qual perfil de acesso e os serviços que o mesmo estará habilitado para atendimento.
Até 2 dias úteis a partir da abertura do pedido.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12154 - SOLICITAÇÃO DE PONTO DE INTERNET

Solicitar a inclusão de Ponto de Internet em algum equipamento público.

  • O(a) servidor(a) requerente do pedido deve estar cadastrado no Cadastro Único do Município, devendo informar o mesmo como requerente do pedido (em "Requerentes", deve estar no campo "Requerente); Caso não esteja cadastrado, deve-se solicitar o cadastro junto ao Setor de Protocolo do Município através do Ramal 8830.
  • Deve-se informar qual é a Secretaria do local e demais dados como Nome do Local, Endereço (Logradouro, número, complemento, bairro, distrito e informações adicionais para localização), além de quantos pontos de internet (entenda como pontos de internet, o número de pontos a serem contratados junto com o provedor) e o tipo (Fibra ou Rádio).

  • Ao efetuar a abertura do processo, o pedido segue para o secretário da pasta para autorização.
  • Havendo autorização, o pedido segue para o Departamento de Compras e Contratos para verificação da disponibilidade junto ao processo licitatório.
  • Havendo liberação do Departamento de Compras e Contratos, o pedido segue para o Setor de TI a fim de encaminhamento para o provedor de internet para execução.
Até 2 dias úteis a partir da liberação do Departamento de Compras e Contratos - Entenda realização neste caso como encaminhamento para o provedor para instalação, onde o mesmo dará um prazo de instalação dependendo da demanda do mesmo e também das limitações impostas pelo processo licitatório.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12165 - LIBERAÇÃO DE ACESSO/PRIVILÉGIO ATENDE.NET - NOVA VERSÃO

Solicitar a criação e/ou liberação de privilégios a usuários do sistema Atende.net (IPM).

  • Solicitar Rotinas Específicas;
  • Solicitar Vínculo de Centro de Custo;
  • Solicitar Criação de Novo Usuário.
  • Solicitar Cópia de Privilégios.

  • 1- Incluir Rotina Específica: Quando este for selecionado irá habilitar um campo logo abaixo da opção para o usuário selecionar as Rotinas e ações desejadas.
  • 2- Centro de Custo: Quando este for selecionado, o sistema exibirá uma mensagem avisando que os dados deverão ser preenchidos depois da criação do processo, então quando confirmado a abertura, uma tela irá abrir e estará disponível o campo "Incluir Solicitação" que deverá ser preenchido.
  • 3- Novo Usuário: Quando este for selecionado, deverá ser preenchido o campo com o código da pessoa, podendo ser utilizado a pesquisa direta no sistema para a seleção, utilizando nome, cpf, entre outros filtros.
  • 4- Cópia de Privilégios: Quando este for selecionado, o requerente irá precisar preencher os campos de usuário de origem e destino.
Até 2 dias úteis caso não necessite de liberação do Secretário da Pasta, podendo demandar de um prazo maior caso necessite de parecer do(s) secretário(s).

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12150 - SOLICITAÇÃO DE E-MAIL CORPORATIVO/GOVERNAMENTAL

Solicitar a criação de e-mail corporativo para uso direto (do próprio servidor) ou indireto (para o setor do servidor).

  • O(a) servidor(a) requerente do pedido deve estar cadastrado no Cadastro Único do Município, devendo informar o mesmo como requerente do pedido (em "Requerentes", deve estar no campo "Requerente); Caso não esteja cadastrado, deve-se solicitar o cadastro junto ao Setor de Protocolo do Município através do Ramal 8830.
  • O requerente DEVE possuir um endereço de e-mail válido junto ao Cadastro Único do Município com o status de "Principal".
  • Deve ser preenchidos os dados na aba "Dados Adicionais"
  • O requerente irá receber o endereço e senha no email cadastrado no cadastro único para acesso assim que o processo for finalizado

  • Após abertura do processo, o mesmo irá para autorização do Secretário de Administração
  • Deferido, o mesmo segue para o Departamento de TI para a criação
Cada etapa referente ao Setor de TI tem o prazo de execução de 2 dias úteis.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12149 - DECRETO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE SECRETÁRIO PARA FORNECIMENTO DE PERMISSÕES NO ATENDE.NET

Solicitar que seja fornecido privilégios de Secretário/Presidente(PROEM) a um determinado servidor, qual já foi nominado por portaria.

  • O(a) servidor(a) requerente (receptor dos privilégios) do pedido deve estar cadastrado no Cadastro Único do Município, devendo informar o mesmo como requerente do pedido (em "Requerentes", deve estar no campo "Requerente); Caso não esteja cadastrado, deve-se solicitar o cadastro junto ao Setor de Protocolo do Município através do Ramal 8830.
  • Em documentos, deve-se anexar a página do Diário Oficial o qual nomeia o presente servidor a ter os privilégios temporários ou permanentes (no caso, entenda como permanentes quando o mesmo é nomeado como secretário, e temporários quando um servidor irá responder pelo secretário na ausência temporária do titular da pasta por algum motivo, como por exemplo férias).
Até 2 dias úteis a partir do pedido.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12169 - RESET DE SENHA DO E-MAIL CORPORATIVO

Solicitar que seja resetado a senha do email corporativo

  • Processo digital para solicitar nova senha ao email corporativo
Até 2 dias úteis a partir do pedido.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12372 - SOLICITAÇÃO DE USUÁRIO PARA ACESSO AS CÂMERAS

Solicitar que seja fornecido acesso ao servidor para acesso as cameras de determinado local

  • Para obter o acesso é necessário a criação de uma conta no aplicativo da Hik-Connect ou no endereço: https://www.hik-connect.com
  • Nesta página temos um vídeo demonstrando este processo: https://marechalcandidorondon.atende.net/cidadao/pagina/cameras-de-seguranca/
  • Lembrando que para criar a conta será necessário sair da sua conta do aplicativo caso estiver logado.
  • Após a criação da conta, pode ser aberto o processo digital
Até 2 dias úteis a partir do pedido.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12403 - SOLICITAÇÃO DE IMAGENS DAS CÂMERAS

Solicitar imagens das cameras de algum local do municipio

  • Para essa solicitação, é necessário colocar, data, hora e local da imagem pretendida
Até 2 dias úteis a partir do pedido.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12410 - INSERÇÃO DE NOVOS SERVIDORES

Solicitação de inserção de novos servidores

  • Somente para o RH
Até 2 dias úteis a partir do pedido.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12498 - CRIAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE PÁGINA DO PORTAL DO CIDADÃO

Criar ou Alterar alguma página no Portal do Cidadão

  • Preencher o formulário na aba "dados adicionais" para incluir a solicitação
Até 2 dias úteis a partir do pedido.

Assunto: 19 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; Subassunto: 12499 - REMOÇÃO DE PRIVILÉGIOS NO ATENDE.NET (IPM)

Remover Privilégios de algum usuário do sistema IPM

  • Processo Digital para solicitar a remoção dos privilégios de usuário.


  • Será realizada a remoção completa dos privilégios relacionados ao Setor/Secretaria em questão

  • Requerente deve selecionar os módulos específicos para remoção
Até 2 dias úteis a partir do pedido.

Desenvolvido pelo Departamento de TI.